Tutorial: Reformando rodas antigas de magnésio em casa

Material necessário:

– removedor pastoso
– massa de polir n2
– 1 lata tinta spray na cor desejada (neste  caso foi usado grafite metálico)
– 1 lata tinta spray primer
– 2 lixas de metal 220
– 3 lixas d’água 600
– 3 lixas d’água 1200
– politriz com boina de lã ou estopa (polimento manual)
– tanquinho de madeira
– 1 rolo fita crepe amarela 3M ou similar
– estilete
– Pincel

Aplicar removedor pastoso usando o pincel, aguardar o tempo indicado e remover com água corrente ou lavadora de pressão. Repetir o processo se necessário até remover toda a tinta velha da roda.

Utilizando inicialmente a lixa de metal, proceder o lixamento para nivelamento da superfície das bordas e faces das rodas, sempre com movimentos no mesmo sentido.
Em seguida efetuar o mesmo procedimento utilizando borrifador e a lixa d’água 600 para refinar a textura da superfície, e para finalizar utilizar a lixa d’água 1200.

Após a etapa de lixamento das superfícies, aplicar massa de polir e com a ajuda de uma politriz ou estopa, e realizar o polimento até obter brilho intenso. Após realizar o polimento deve-se lavar as rodas com água e sabão neutro para remover os resíduos de massa de polir. Após lavagem deixar as rodas secarem totalmente.

A próxima etapa é a pintura das partes fundas da roda. Para isso deverá ser feito o mascaramento das bordas e faces polidas utilizando fita crepe e estilete, se atentando a perfeita aderência e cobertura das partes que não serão pintadas. Após mascaradas, deve-se aplicar duas ou três demãos de primer, respeitando o tempo entre demãos.
Aguardar o tempo de secagem do primer e aplicar de duas a três demãos da tinta na cor escolhida.
Após a secagem ao toque, retirar o mascaramento e as rodas estarão como novas!

Edson Wachak
Últimos posts por Edson Wachak (exibir todos)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.