Sobre a troca de óleo no fusca e motores VW a Ar

A troca de óleo é a manutenção para uma ótima funcionalidade e durabilidade do motor Vw fusca, começa com a troca preventiva do “sangue” do motor, tamanha a sua importância.

Além de lubrificar ainda ajuda no arrefecimento do motor.

A troca de óleo

De caráter geral na troca utiliza-se o óleo 20w 50, 2,5 litros de várias marcas e preços a escolha (prefira sempre uma boa marca) nas lojas do ramo.

Verificando corretamente o nível do óleo

Vareta de óleo VW Brasilia, nível de óleo muito baixo

A verificação do nível se faz em local plano e motor frio uma ótima opção é antes da primeira partida do dia. É normal que o nível baixe após os 1000 km podendo baixar até 250 ml a cada 1000 km percorrido e pode sim ser completado não podendo ultrapassar o nível de 2,5 litros total.

A troca ideal ( preventivamente) é que seja próxima a 3500 km ou 6 meses o que ocorrer primeiro.

Porque o óleo fica escuro?

O óleo fica escuro porque ele carrega as sujeiras resultantes da combustão.

O óleo ficando escuro não indica vencimento, pelo contrário, indica que ele está cumprindo com a sua função e é uma indicação de que o carburador pode estar desregulado se em pouco tempo isso ocorre após a troca.

Kit de tampa do carter e peneira para motores VW a ar
Kit de tampa do carter e peneira para motores VW a ar

Por não ter filtro de óleo no projeto original os VWs e aircooleds possuem uma peneira no cárter, pode ser aberto e substituído ou lavado e reutilizado. O ideal é a cada 3 trocas de óleo fazer essa manutenção, mas nada impede de fazer antes ou a cada troca de óleo caso seja o gosto ou preferencia isto só vai melhorar o que já é ótimo.

Uma dica é esperar a Luz espia do óleo no painel apagar para que comece a acelerar tempo esse que não demora 5 segundos.

Entendendo as siglas das embalagens de óleo Ex: 20w50

Exemplo de embalagem de óleo 20W50
Exemplo de embalagem de óleo 20W50

E para quem ficou curioso com o “W” do 20w 50 vai uma rápida explicação.

API – Instituto Americano do Petróleo – normatizou a nomenclatura de aditivos para lubrificantes do tipo “SL”, o índice sempre começa com o “S” (de serviço) e uma segunda letra.

Óleos SF, SG, SH, SJ, SL e SM, quanto mais para o fim do alfabeto mais moderno e aditivado será o óleo.

SAE – Sociedade dos engenheiros da mobilidade, normatiza a nomenclatura da viscosidade do óleo, o número antes do “W” indica a viscosidade a temperatura de 0ºc, quanto maior o número, mais viscoso.
O “W” significa winter (inverno em inglês), o número que vem após o “w” indica a viscosidade a temperatura de 100ºc, quanto maior, mais espesso será o óleo.

Frank

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