Regulagem de Válvulas no fusca e motores VW a ar

Regular as válvulas do seu aircooled pode parecer algo complicado, mas na verdade é bem simples quando se entende a lógica por trás desse serviço.

Para que possamos obter um bom resultado, separamos alguns pré requisitos e ferramentas para efetuarmos o ajuste de válvulas.

  • Calibre de laminas ( Para motores originais, usaremos a lamina de 0,10 mm)
  • Chave de fenda
  • Chave de boca 15
  • Par de juntas da tampa de válvula (opcional)

Remova as tampas de válvulas forçando a trava para baixo, fazendo uma alavanca com a chave de fenda.

Para facilitar o entendimento separamos o serviço em quatro passos:

1º Passo: Seguindo a ordem de ignição (1 4 3 2) iremos começar regulando o cilindro número 1.

Alinhando a marca da sua polia com o centro da carcaça do motor¹

Imagem 01 – alinhamento da polia com a carcaça do motor do fusca

Certifique-se que o cilindro 1 esteja em PMS ( ponto morto superior) ,onde as válvulas tanto de admissão quanto de escape estejam sem pressão, caso não estejam, gire sua polia uma volta completa para o sentido horário ou para facilitar olhe a posição do rotor do seu distribuidor e veja se ele aponta para o cilindro 1 (imagem 2).

Imagem 2 – Identificação dos cilindros do motor Volkswagen a ar

De posse de um calibre de laminas, aperte ou folgue a contra porca e o parafuso de regulagem até que a lamina ( 0,10 mm para motores originais) consiga passar entre a ponta do parafuso e o pratinho da válvula, de forma que não haja folga entre a lamina e não haja esforço para faze-la passar (esforço semelhante ao de um fio dental). Usando a chave de boca aperte a contra porca enquanto segura o parafuso de regulagem com a chave de fenda para que ele não se mova junto (semelhante a imagem 3). Após apertar a contra porca repasse o a lamina com a folga desejada para confirmar se a regulagem está correta.

Imagem 03 – ilustração da passagem de lamina e regulagem de válvulas

Observação: A imagem 3 mostra o momento de passagem da lamina entre o parafuso de regulagem e a forma de usar a chave de fenda atrelado a chave de boca para que o parafuso de regulagem não se mexa ao apertar a contra porca. O processo de regulagem é o mesmo tanto para a válvula de escape quanto para admissão².

2º Passo: Seguindo a ordem de ignição ( 1 4 3 2 ) o próximo cilindro a ser regulado será o de número 4.

Girando a polia em 180 graus ou meia volta no sentido horário o cilindro 4 entrará em PMS ( ponto morto superior) e suas válvulas ficaram sem pressão, semelhante ao passo anterior efetue a regulagem sempre lembrando de repassar a lamina após o aperto final da contra porca.

3º Passo: O próximo a ser regulado seguindo a ordem de ignição será o cilindro número 3 .

Girando a polia novamente em 180 graus no sentido horário, o cilindro 3 entrará em PMS. Podendo ser regulado da mesma forma que os cilindros anteriores.

4º Passo: Ultimo cilindro a ser regulado será o número 2.

O procedimento a ser feito será semelhante aos anteriores. Após finalizar a regulagem recomento a limpeza das tampas de válvulas e a troca das suas respectivas juntas, assim, prevenindo possíveis vazamentos e mantendo seu motor limpo.

Com as válvulas bem ajustadas você aumenta a eficiência e o desempenho do seu motor deixando-o até mesmo com um ronco mais “limpo”.

informações adicionais

¹ – Os motores aircooled Volkswagen possui 4 cilindros contrapostos mais conhecidos como boxer e contam com duas válvulas por cilindro (admissão e escape) totalizando 8 válvulas.

² -As válvulas podem ser identificadas da seguinte forma. Em cada lado do motor vão 4 válvulas, as do centro são as de admissão e a das extremidades são de escape.

Caio Hotlook Club
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1 comentário em “Regulagem de Válvulas no fusca e motores VW a ar

  1. Olá,
    A chave pode ser 13 e é recomendado que se troque a junta da tampa sempre que regular as válvulas pois a antiga sofreu deformações devido a caloria e pode não ter a mesma eficiência

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